segunda-feira, 18 de julho de 2016


Saudações  meus amigos e minhas  amigas que Deus te dê uma maravilhosa ferias  do semestre e de descanso!! Pra você e toda a sua Família e seus amigos! Que .Deus abençoe e te Proteja . :: Receba meu cumprimento de Boa noite!! Ou de Bom diaa!!
Que você não pode ouvir...juntinho com um abraço...que você não pode sentir...desta pessoa que no momento você não pode ver...mas que tem um carinho imenso por você...Jesus te ama eu também..•⊰✿╭•⊰✿╭•⊰✿╭•⊰
✿╭•⊰!! Hoje venho aqui em especial agradecer a todos que acompanharam a minha rotina diária,quero dizer que venci mais uma etapa da minha carreira profissional. Exatamente Dia 13/07/2016 !! Iniciei as 07:30 a rotina com uma atividade de reflexão, apos com o café,logo voltamos a sala com a leitura de Leite " trabalhando o Gênero Fabula: "O short amarelo da Raposa" em seguida com um filme "Acampamento do papai", depois Almoço. Descanso !! Partimos para nossas brincadeiras lúdicas foi dia de espetáculos com muito aproveito e maravilhoso, quero sempre poder levar sonhos aqueles que precisam fortalecer, aqueles que um dia possa subir ao topo!! Colherei os frutos das sementes que semeei com ternura e carinho !! Desejo aos meus estudantes Uma Boas Feriasssssssssss Muito bom fazer parte desta família Escola Boa Esperança ................. 









domingo, 3 de julho de 2016

Morte de Animais nas Rodovias

O problema de atropelamento de animais silvestres parece fazer parte de todas as rodovias do país, com pequenas exceções.A  BR-163, entre as cidades de Guarantã do Norte e Matupá,atropelamento de fauna silvestre no Brasil. É uma cifra impressionante  atropelamentos por dia  de animais. As vítimas são Antas , tatus, jacarés, capivaras, e até animais raros ou em extinção, como a onça-pintada e o lobo-guará. "É uma tragédia silenciosa, da qual a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar", 

Os projetos das rodovias são traçados de maneira improvisada, sem nenhuma preocupação com a fauna silvestre. Não há cercas de proteção nem túneis para facilitar o tráfego de animais de um lado para outro. A sinalização é precária e ninguém respeita os limites de velocidade. O Brasil tem milhares de quilômetros de rodovias que atravessam santuários ecológicos. Em todas elas, o atropelamento da fauna é um problema.
Cuiabá-Santarém, rodovias que cruzam extensas áreas de Floresta Amazônica.
A estrada é uma armadilha mortal para essa enorme e variada fauna, porque atrai os animais antes de matá-los. Alguns deles são atraídos para o meio da rodovia em busca de pequenos animais e insetos que também são atropelados pelos automóveis e servem de banquete para seus predadores. Em sua singular pesquisa de campo, Fischer testemunhou cenas dramáticas. "Já vi famílias inteiras de animais atropeladas de uma só vez, e filhotes órfãos vagando pela rodovia" . O maior número de mortes ocorre à noite, porque os faróis dos carros provocam cegueira momentânea nos animais. Surpreendidos pelo facho de luz em meio à escuridão, eles ficam imobilizados, em vez de fugir. "Não dá nem para culpar os motoristas pelos acidentes"A diversidade de nossa fauna transmite uma falsa ideia de abundância, o que costuma levar à destruição. A expansão desordenada do país tem provocado a diminuição de várias populações da fauna ao ponto de levar algumas espécies a desaparecerem de muitas regiões. Muitas espécies se encontram em extinção devido a processos naturais; outras, no entanto, correm o risco de extinção pela acelerada ocupação e destruição da nossas florestas.





sábado, 2 de julho de 2016

recreação
Educação do/no Campo no Brasil Praticas pedagógicas e avaliação.
A proposta curricular é atualizada periodicamente, para atender os interesses e as necessidades dos estudantes, em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola, as diretrizes e Orientação Curriculares Nacionais, Estaduais e Municipais bem como os avanços científicos, tecnológicos e culturais da sociedade contemporânea. 
Com bom desenvolvimento no âmbito dos profissionais para atender a demanda. Aqui saliento no aparato do art. 28 – LDB, diz claramente: “Na oferta de educação básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação às peculiaridades da vida rural e de cada região", "especialmente".
Embora a concepção de educação do/no campo venha se fortalecendo nos últimos anos, vale destacar que a situação pedagógica e de infraestrutura nas escolas públicas ainda é bastante precária. Precisamos muito alavancar as barreiras!!É desse modo que mencionamos práticas pedagógicas que se identificam com o posicionamento dos movimentos sociais quanto à educação do/no campo e práticas que reproduzem ideários do Brasil!! São situações diferenciadas,Dessa forma, muitos alunos passaram a percorrer uma distância maior entre a moradia e a escola, tendo que ficar horas no transporte escolar. Precisamos recorrer nas praticas pedagógicas com aulas diferenciadas com muita motivações!! Hoje tenho orgulho de pertencer a classe campesina, mesmo morando na cidade faço parte do dia a dia dos meus estudantes.O currículo envolve temas relativos e conhecimento, escolares, procedimentos pedagógicos, relações sociais, valores e identidades dos estudantes!




quinta-feira, 9 de junho de 2016


No dia 06 de junho de 2016, aconteceu nas dependências da Escola Boa esperança uma palestra sobre “Os desafios para a produção Sustentável! O meio ambiente e a sobrevivência humana. Um momento para reflexão do Dia do Meio Ambiente!! 
A escola por ser localizada no Campo emerge as necessidades de discussão visando o despertar a sensibilidade dos estudantes, e seus familiares, a equipe de profissionais da escola prepara para um momento de diálogo e reflexão. E como de praxe o convidado Eng’ Agr’ Mestrando Julio Cesar Santin para discutir algumas pautas envolvendo os desafios para a produção sustentável!! A Agricultura e sustentabilidade do Meio Ambiente. E conforme o repasse do mestrando Julio Santin, momento este de reflexão do assunto abordado, cheguei a um consenso sobre a sustentabilidade e seus agressores, e o que pode ser feito para amenizar as agressões. Envolvendo a agricultura e seus aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. 
(...) Muitas das agressões cometidas contra o habitah resultam da falta de informação sinônima de ignorância. Alias à causa primeira da dilapidação do patrimônio natural do Brasil e a conjugação de dois fatores a cupidez de quem só enxerga o lucro a qualquer custo e a ignorância conduta de quem aparenta desconhecer os resultados da insensatez praticada contra a natureza. Para reverter os malefícios realizados em nome da escola Boa Esperança por isso junto de todos os que participaram não somente, mas todos os seres humanos devem comprometer e fazer sua parte. Frente a esta problematização os profissionais realizaram atividades no intuito de despertar a sensibilidade e concretização dos estudantes em relação à Educação Ambiental e embasamento a escola com apresentação de trabalhos e produtos da horta e cultivada no espaço e também fora dele trazendo para demonstrar a importância da agricultura e seus devidos cuidados com o meio.
Também são recomendações do Eng’ Mestrando Julio Cesar Santin as reestruturações dos serviços de extensão rurais, a promoção da integração vertical agricultura e pecuária, o incentivo a rotação de culturas, a indução de praticas de controle integrado de pragas, a utilização da adubação orgânica, a conservação do solo e a utilização de sistema agro-florestais. E conforme estudo de outros autores podemos perceber que o ambiente é um espaço que deve ter muita atenção e cuidado pelo ser humano.
“A sustentabilidade, de acordo com Sachs (1990, p.235-236)” constitui-se um conceito dinâmico, que leva em conta as necessidades crescentes das populações, num contexto em constante expansão. Para ele, a sustentabilidade tem como base cinco dimensões principais que são: a sustentabilidade social, cultural, ecológica ambiental e econômica. Em 2000 este mesmo autor acrescenta mais quatro dimensões ou critérios de sustentabilidade: ambiental, territorial, política nacional e política internacional e segundo Chambers e Convay (1992) a sustentabilidade ambiental estaria ligada a preservação ou aprimoramento de base de recursos produtiva, principalmente para as gerações futuras. 
O encontro nesse dia foi um sucesso!! O Julio ao termino de sua palestra deixa uma pequena reflexão “Se queres colher frutos no amanha, deves plantar a semente hoje e rega-la todos os dias”










quinta-feira, 5 de maio de 2016

Dança das cadeirasFaz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

Dança das cadeiras Cooperativas
Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas entre outros. Neste jogo não há vencedores.Mulheres lindas e amáveis.
Esta insegurança que vem de você, 
nada mais é do que medo e 
falta de sentir o valor que você tem.
Olhe pra dentro de você, 
ninguém é como você neste universo.
Sua personalidade é de construção,
de elegância, de amor.
O medo é normal na nossa vida.
É só uma lição que aprendermos.
Superá-lo, desde crianças.
Temos medo e vamos crescendo
a medida que os superamos.
Tem muitos homens bons
que precisam de tua força,
da tua feminilidade.
Eles se perdem sem uma mulher.
Mas uma mulher determinada e carinhosa.
Agora, você já está preparada.
Quero ver você linda, feliz, determina.
A mulher poderosa, que habita dentro do teu ser.
Esta é nossa missão, ser mulher e ser sábia.
Somos mulheres e somos felizes!!! Mamães queridas das comunidades Campesinas..............