Arigo de Simone Alves
O Meio Ambiente tem apresentado problemas que pode ser consequência da ação do ser humano contra a natureza, essa preocupação tem sido muito discutida nas instituições escolar, com a equipe pedagógica estudantes e com a comunidade envolvida levantando soluções e sensibilizando em prol da sua preservação. Para Conservar o Meio Ambiente dentro e fora do espaço escolar é uma das maneiras que se pode obter uma percepção coerente do que se passa em nosso cotidiano, e quais são os instrumentos modificadores da consciência da comunidade escolar, no entanto fez se necessário discutir sobre esse tema. Durante todo o período de aprendizado escolar de um indivíduo, estudam-se as áreas por disciplinas que englobam Meio Ambiente. Então, porque estamos enfrentando tantos problemas ambientais, uma vez que se fala da importância do meio ambiente na escola, desde a pré-escola, nos anos iniciais do nosso aprendizado, continuando ao longo da vida. Esta pesquisa pretende promover a participação dos alunos na conservação meio ambiente preservação no espaço escolar e da nossa comunidade e consequente da nossa região, por meio de sensibilizar os estudantes da escola sobre os riscos de doenças que gera pelo o acumulo de lixo, na escola e fora dela. Precisam ter cuidado adequado com o lixo que produzimos, e toda comunidade envolvida para que alcance melhoria no ambiente em que vivemos. Preocupado com a falta da coleta seletiva e o lixo exposto no espaço escolar, e também a preocupação com o ambiente que atualmente o mundo tem presenciado tanta agressão do homem contra a natureza.
Palavras Chave: Meio Ambiente Preservação Espaço Escolar
1. INTRODUÇÃO
A ideia de escrever sobre dentro das praticas pedagógicas Preservação Conservação do ambiente no espaço escolar, Escola Novo Horizonte.
Entretanto, na perspectiva de instigar todos os acontecimentos diante dos problemas envolvidos no espaço das salas de aula. E nada tem comovido tanto quanto os cuidados de um ambiente saudável e prazeroso. Sabe - se que a escola é um local de dialogo e ao mesmo tempo atraente quando se refere à natureza num todo, sendo que, dentro dos gêneros textuais dos contos, das fábulas, do relato de memórias, e da crônica a natureza esta presente. Portanto percebemos que há uma necessidade de prevenir os riscos que a natureza ocorre. Para isso acredita- se que os estudantes poderão ir alem da imaginação, juntos das comunidades. Pois, eles sonham sonhos reais dentro dessas praticas construtivas.
E, com essa problemática de poluição, a iniciativa o que fazer, partindo então das vivencias em uma situação inédita entre o mundo capitalista onde as pessoas geram a violência com a natureza de uma forma direta, essa amplitude e intensidade que cada dia vem aumentando, através de resíduos em todos os sentidos urbanos e rurais. Sendo assim há uma necessidade de contemplarmos dentro das instituições a interdisciplinaridades. Como momento para reflexão para que possa proporcionar mudanças necessárias em prol do Meio Ambiente. Oliveira:
Afirma que “a Educação Ambiental deve estar fundamentada na mudança de percepção dos seres humanos em relação à natureza”. Ela deve transformar a visão utilitarista dos recursos naturais e atitudes, valores e ações capazes de frear o acelerado processo de deterioração do meio ambiente. OLIVEIRA (1997),
O presente trabalho surtiu efeito diante de muitos desafios encontrados na escola. Para isso, fez-se necessário abrir a discussão sobre este tema, dentro dessa visão com dialogo voltado a essa temática, envolvendo toda a equipe de profissionais da educação, estudante e comunidade. Também o Programa mais Educação que veio para contemplar a necessidade do ambiente escolar com materiais de apoio que a escola recebeu deu uma oportunidade de alcançar a ludicidade e muita criatividade e um bom desempenho para cada momento de realizações para que junto aos estudantes criarem a sua maneira de articular o que aprenderam exercitando em suas atividades cotidiana, levando á natureza um ambiente agradável.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2. 1 Meio ambiente e preservação A fundamentação teórica apresentada deve servir de base para a análise e interpretação dos dados coletados nas seguintes teorias: Real do construtivismo com as praticas pedagógicas e experiências inovadoras e também os Parâmetros Curriculares Nacionais e Diretrizes bases de Educação. E estudo de artigos referente à importância da Educação Ambiental nas instituições escolares. E vivencias do dia a dia. Lei nº 6.938, de 31/08/81 – Institui a Política Nacional de Meio Ambiente. Afirma a necessidade de promover a Educação Ambiental, a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente. A Constituição Federal, de 1988, reconhece o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros à Educação Ambiental e atribui ao Estado o dever de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Lei nº 9.394, de 20/12/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional na LDB existem poucas menções à Educação Ambiental. Referência é feita no artigo 32, Sessão III, segundo o qual se exige, para o Ensino Fundamental, a compreensão ambiental natural e social do sistema político, da tecnologia, das arte e dos valores em que se fundamenta a sociedade; segundo o qual os currículos do ensino fundamental e médio devem abranger, obrigatoriamente, conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política do Brasil. Dessa forma, os dados apresentados devem ser interpretados à luz das teorias existentes, com isso a pesquisa pretende aprofundar com essas teorias buscando ampliar os conhecimentos através dos fatos, e desenvolver uma educação que permeia o cidadão viver harmonicamente com a natureza e em grupo sociais.
O objetivo principal desta pesquisa é explorar novas possibilidades de aprender e ensinar na escola conforme as atividades. A pesquisa estimula os estudantes diferentes formas, de percepção do local onde vivem, resgatando elementos em memórias e contos, poemas e fabulas, através das historias registradas. Tendo um olhar para a natureza, com reflexões e que tudo que há nela vimos nos contos nas poesias e nas fabulas, e as vivencias do
dia a dia alem de incentivo a leitura e escrita podemos dramatizar, declamar ate produzir letras de musicas e repertorio.
A educação ambiental tem sido apresentada como uma modalidade da educação preocupada com o exame de problemas ambientais. Nesse sentido, desde a conferência de Estocolmo (ONU, 1972.), a educação ambiental foi reconhecida como instrumento decisivo para promover as mudanças na humanidade objetivando-se sua orientação e inspiração necessária para preservar o melhorar à qualidade do ambiente. (LOUREIRO, 2009, p.175)
As comunidades também podem incluir juntamente com outras parcerias para sanar o fortalecimento da educação ambiental.
2.2 Um olhar para Preservar
Partindo desses pressupostos apontando a sensibilização dos estudantes da escola Municipal Do Campo Novo Horizonte, estudantes oriundos de nove comunidades ao se entorno, crianças, adolescentes, jovens e adultos essas famílias agricultores, abrangendo a agricultura familiar. A escola Novo Horizonte, tem o funcionamento do Ensino Fundamental da Pré-escola, e Ensino Fundamental, e Ensino Médio, Sala anexa, Pro Jovem EJA e Sala anexa. A equipe e alunos dessa escola, professores e famílias têm como lazer: igreja, esportes, visitas aos parentes e amigos. O meio de comunicação televisão radio e jornal e revistas.
Segundo os PCNs Meio Ambiente Assim, a questão ambiental impõe às sociedades a busca de nova forma de pensar e agir, individual e coletivamente, novos caminhos e modelos de produções de bens, para suprir necessidades humanas dentro das suas propriedades e no espaço escolar. As relações sociais que não perpetuem tantas desigualdades e exclusão social, e, ao mesmo tempo, que garantam a sustentabilidade ecológica. Isso implica um novo universo de valores no qual a educação tem um papel importante a desempenhar.
A Escola Municipal do Campo Novo Horizonte atende alunos do Ensino Fundamental de anos Nove anos gradativamente, e esta localizada na Linha Páscoa IV, Comunidade Sagrada Família, Gleba Braço Sul,sub-área, no município de Guarantã do Norte, Estado de Mato Grosso.
A escola pertence à rede municipal de ensino do município de Guarantã do Norte, sendo assessorada através da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto.
Foi criada no dia 02 de agosto de 1988, amparada na lei maior 9394/96, resolução – 253/91 e reconhecimento – 3277/92.
Os PCNs propõem ações pedagógicas significativas para trabalhar a temática, meio ambiente.
O desenvolvimento de uma proposta com o tema meio ambiente exige clareza sobre as prioridades a serem eleitas. Para tanto. Temos que levar em consideração o contexto social, econômico, cultural e ambiental no qual se insere a escola, também os elementos da cultura local, sua história e seus costumes. Gadotti ressalta :
Que é importante saber o que a sociedade saiba o que cada um irá fazer para salvar o planeta, para ele todos nós temos a responsabilidade de lutar na transformação o dessa situação. O que se pode pensar que num simples gesto cada um pode contribuir com a preservação do meio ambiente. Cuidados simples que fazem grande diferença no dia-a-dia de todos. Gadotti (2009)
Conforme Moacir Gadotti, (2009), ressalta que num gesto simples cada um pode contribuir, com a preservação do meio ambiente. Pois no decorrer de um simples gesto , pode transformar mudança de habito, e isso fará com que ocorra a mudança, diante das formalidades, dentro da reflexão que desenvolve nas condições concretas dos seres humanos e atividades, não pode ser um simples gesto, mas sim tornar hábitos para toda uma vida, e estarmos apto a arcar com consequências dos males que o ser humana causa a natureza, é isso não se tornara um gesto simples onde se podem salvar muitas vidas existentes no planeta, gesto simples que sejam ele esta ajudando a construir um ambiente saudável. E os professores também têm preocupado muito com essas atitudes, e pensando nas mazelas das grandes cidades com escassez de água poluição do ar e do solo a escola tem voltado muito a discutir sobre esses temas e adequando ao estudo buscando qualidade para melhor atender esses estudantes.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Lei nº 9394/96 postula num dos seus princípios a vinculação entre Educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Este avanço permitem, no exercício da educação, formas de propiciar uma educação voltada para o atendimento das necessidades da classe trabalhadora, em especial, dos trabalhadores do campo.
Educação ambiental. Uma prática que dialoga com a questão ambiental. E no senso comum, essa educação visa a mudança de valores, atitudes e comportamento para o estabelecimento de outra relação entre o ser humano e a natureza, que deixe de ser
instrumental e utilitarista, para se tornar harmoniosa e respeitadora dos limites ecológicos [...] (LOUREIRO, 2009, p. 25-26).
Sabendo de que a função da escola é proporcionar um conjunto de práticas preestabelecidas e que as mesmas têm o propósito de contribuir para que os alunos apropriem-se de conteúdos sociais e culturais de maneira crítica e construtiva, no momento de programação das atividades, a escola deve se atentar para alguns aspectos básicos: Reflexão ética flexível às necessidades da escola, com cuidados orientação culturais, projetos coletivos e individuais, momentos de interação e discussão. Sobre essas questões do desleixo dos estudantes.
Depois, de muito dialogo, tomou-se a iniciativa partida dos próprios estudantes a destinação do lixo produzido nesse espaço, cabendo à prioridade da escola junto com toda a equipe, na tomada de decisão, na destinação do lixo.
Sauvé (1997) diz respeito às perspectivas que iluminam as práticas pedagógicas, divididas entre conferir maior peso à educação ou ao meio ambiente, embora também possam ser complementares entre si. Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental se localiza na relação humano e ambiente, podem existir três vertentes:
Perspectiva ambiental: está centrada no ambiente biofísico; parte do ponto de vista de que a qualidade ambiental está se degradando, ameaçando a qualidade de vida humana. A preocupação dessa vertente está na ideia do engajamento para prevenir e resolver os problemas ambientais. A expressão definidora dessa postura.
Perspectiva educativa: está centrada no indivíduo ou grupo social; parte da constatação de que o ser humano desenvolveu uma relação de alienação a respeito de seu entorno. A preocupação dessa vertente é a educação integral do indivíduo, com o desenvolvimento da autonomia, do senso crítico e de valores éticos.
Perspectiva pedagógica: está centrada no processo educativo, diferentemente das abordagens anteriores que centram num ou noutro polo. Por considerar os métodos pedagógicos tradicionais demais dogmáticos e impositivos, essa vertente inclina-se sobre o desenvolvimento de uma pedagogia específica para a Educação Ambiental, através da perspectiva global e sistêmica da realidade, da abertura da escola ao seu entorno, ao recurso da metodologia da resolução de problemas ambientais locais concretos. A expressão definidora dessa postura é: “Que educação deixaremos para nossas crianças nesse planeta?”.1
1 SAUVÉ, L. Pour une éducation relative à l’environnement. 2e éd. Montréal: Guérin, 1997.
De acordo com Lei o propósito da escola é ter claro que a criança e adolescente a quem esta unidade escolar se destina, são trabalhadores, por desenvolver suas atividades com suas famílias em suas propriedades rurais, e que necessitam de conhecimentos específicos para garantir a possibilidade de permanência nas pequenas propriedades em que desenvolvem suas atividades econômicas, competitivo e desenvolvido tecnologicamente. E mediante essas condições com o propósito de trabalhar a preservação também no ambiente para que os estudantes sensibilizem e leve para fora da escola.
Segundo Sauvé (1997), essa pratica engloba as três vertentes, as vivencias de cada ser tanto no espaço escolar como fora dele, sendo que cada ser possa ter a postura com criticas e cuidados perante o ambiente em todo seu entorno, escola e família espaço podem levar essas praticas observada a forma com que o homem vem degradando o Meio Ambiente. E essa escola inserida no/do Campo com famílias oriunda nada melhor que trazer a discussão juntos com uma avaliação nos comportamento do homem diante da natureza e no seu convívio.
Professora canadense chamada Sauvé utilizando apenas algumas preposições significativas: educação sobre o ambiente – informativa, com enfoque na aquisição de conhecimentos, curricular, em que o meio ambiente se torna um objeto de aprendizado. Apesar de o conhecimento ser importante para uma leitura crítica da realidade e para se buscar formas concretas de se atuar sobre os problemas ambientais, ele isolado não basta; educação no meio ambiente – vivencial e naturalizaste em que se propicia o contato com a natureza ou com passeios no entorno da escola como contextos para a aprendizagem ambiental. Com passeios, observação da natureza, esportes ao ar livre, ecoturismo, o meio ambiente oferece vivências experimentais tornando-se um meio de aprendizado; educação para o ambiente – construtivista busca engajar ativamente por meio de projetos de intervenção socioambiental que previnam problemas ambientais. Muitas vezes traz uma visão crítica dos processos históricos de construção da sociedade ocidental, e o meio ambiente se torna meta do aprendizado. SAUVÉ (citada por Layrargues),
2.3 Reciclagens no Ambiente Escolar
Ao dar subsídios para uma resposta a essa questão, inicialmente a educação com o propósito de preparar os estudantes para ingressar para o exercício do trabalho, e os conhecimentos adquiridos, também as estratégias competências e habilidades que vão nortear sugestões e exemplos de como lidar com contextos adequados nas salas de aula, sabe-se todo ambiente seja ele qual for necessita-se de muito cuidado, o zelo esta sempre ajudando a preservar.
Hoje se vê muito nos meios de comunicação e em redes sociais as fomentações e sensibilizando os cidadãos, para ajudar a cuidar do meio ambiente, muito as maneiras de reutilizar os materiais que vão para lixo. E, tomando como partida não deixando de comemorar nas datas cívicas da escola e nas comemorações sempre abordar essa discussão sempre enfatizando os temas.
Reciclar significa transformar os restos descartados pelas residências, fábricas, lojas e escritórios em matéria-prima para a fabricação de outros produtos. Não importa se o papel está rasgado, a lata amassada ou a garrafa quebrada. Ao final, tudo vai ser dissolvido e preparado para compor novos objetos e embalagens. “A matéria orgânica também pode ser reciclada, mas é através do processo de compostagem que ela virará adubo orgânico”. (RODRIGUES & CAVINATO, 1997, p.58)
A reciclagem é reutilizar aquilo que não precisa mais, aquele produto que pode ser descartado. Podemos transformar nosso ambiente para melhor sem agredi-lo. O cuidado que todos devem ter com a natureza.
Sugerem-nos que reciclem, objetos não utilizáveis servem para tornar as aulas bem dinâmicas e lúdicas com construções criativas, exemplo as caixas de leite, os enlatados e tampinhas de garrafas, os tubos do papeis higiênicos enfim todo material de embalagens descartados vão dar subsídios e oportunidades dos estudantes criarem diversas atividades, ilustrando a natureza. Levar os estudantes a reflexão, e como eles podem ser úteis em suas ações.
A Coleta Seletiva é um dos principais instrumentos de intervenção na realidade socioambiental. “A coleta seletiva constitui processo de valorização dos resíduos, em que estes são selecionados e classificados na própria fonte geradora, visando seu reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo” (DIDONET, M.1999, p.17).
Conforme mencionado os PCNs Meio Ambiente Nesse contexto ficam evidentes a importância de educar para que ajam de modo responsável e com sensibilidade, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro; saibam universal.
Acreditamos que se deva desenvolver tomando como base a experiência de sala de aula propiciando o estudante pelas as ações que os próprios possam desenvolver tomando como referencias as propostas dos PCNs, levando em conta que as salas constituem um espaço e tempo em que a diversidade se encontra. Levando materiais concretos, e dando exemplos, pois na pratica os alunos trocam de experiências.
Loureiro esclarece a necessidade de despertar nas pessoas a conscientização em relação ao meio ambiente a partir dos desafios colocados pela sociedade. Na verdade, busca-se um novo comportamento do homem em relação a si mesmo e o meio em que vive, sobretudo, na sua relação com a natureza de onde tem buscado seu sustento. LOUREIRO (2009)
Trabalhando em grupos de alunos direciona com esclarecimento, focando que o planeta precisa de cuidados, e a escola como espaço de interação podemos transformar essa realidade em que se encontra. Trabalhar o Meio Ambiente com materiais que levem os alunos sentir que a pratica pode ajudar a salvar muitos animais para que eles não corram riscos, costuma muitos adolescentes mascar chicletes e jogar no pátio, lançar na grama isso leva muitos pássaros correr o risco de morrer, e a goma laçada ali, de grudarem nos pés dos pássaros nas solas dos sapatos das pessoas, e para se locomover tornando desagradáveis.
Meio Ambiente. Trata-se então de desenvolver o processo educativo, contemplando tanto o conhecimento científico como os aspectos subjetivos da vida, que incluem as representações sociais, assim como o imaginário acercada natureza e da relação do ser humano com ela. Isso significa trabalhar os vínculos de identidade com o entorno socioambiental. Só quando se inclui também a sensibilidade, a emoção, sentimentos e energias se obtêm mudanças significativas de comportamento. Nessa concepção, a educação ambiental é algo essencialmente oposto ao adestramento ou à simples transmissão de conhecimentos científicos, constituindo-se num espaço de troca desses conhecimentos, de experiências, de sentimentos e energia. É preciso então lidar com algo que nem sempre é fácil, na escola: o prazer. Entre outras coisas, o envolvimento e as relações de poder entre os atores do processo educativo são modificados. (PCNS 2001).
Neste contexto trocamos ideias sobre como abordar os temas dentro de uma perspectiva de conquistar uma aprendizagem superando as dificuldades encontradas procurando a melhor maneira de que nossos estudantes possam ser sensibilizados perante o meio ambiente com suas diversidades. Preocupados organizamos tarefas que vão de encontros com os temas, articulando as atividades escolares e a problemática das vivencias escolares.Os planejamentos com ações concretas dando a sequencias de conteúdos e englobando a proteção do meio ambiente. Ou seja, ele no espaço educativo e também fora dele. Da valorização dentro do seu contexto social.
Portanto faz se necessário pensarmos num futuro próximo visando atender todos os grupos inseridos no processo de ensino com preservação. Essa forma cria oportunidade para que cada um tenha a garantia de um ambiente saudável nas varias circunstancias em que ele se encontra dando capacidade de renovar perante suas consequências.
Importante ressaltar que, qualquer que seja o tratamento dado aos resíduos triagem e coleta seletiva é imprescindível. São instrumentos de educação /conscientização quando corresponsabiliza o indivíduo sobre os resíduos que produz, levando-o a repensar seus hábitos de consumo/desperdício. Dentre outros aspectos, a coleta seletiva fundamental, pois envolve o gerador como um agente na construção de soluções, reduz o volume de lixo, aumentando a vida útil dos aterros e diminuindo a poluição. A coleta seletiva pode ser implantada em pequena escala [...](GIPEC, 2003, p. 39).
A educação do Campo ocorre tanto em espaços escolares quanto fora deles. Envolve saberes, métodos, tempos e espaços físicos diferenciados. Por tanto a valorização do espaço extra-sala para o educando torna se de suma importância.
O importante é o atendimento de crianças, adolescentes e jovens, permitindo acesso ao conhecimento da forma que eles possam desenvolver as atividades preservando o ambiente onde eles convivem e geradoras de renda sem sair do contexto socioeconômico, e nem poluído todo o espaço, onde se quer pela sua caminhada. E propósito da escola e vincular esses conceitos de cidadania. Muitos objetos transformados ira surgir uma renda própria e também a preservação. A compostagens, do lixo orgânico, plantio de hortaliças usando os próprios.
3. METODOLOGIA
3.1 Consolidar a progressão escolar dentro das práticas pedagógicas
Diante dos diálogos diretamente com os professores, foram discutidos princípios teóricos e metodológicos que possam fundamentar um trabalho didaticamente adequado com a realidade. A escola tem um papel central nesse processo, são os verdadeiros protagonistas, assim, examinados como lugar de convivência. Então foram demonstradas algumas sugestões para eles sobre. A preservação e conservação, alcançar as metas possíveis e desejadas para melhorar o Meio ambiente e a Preservação, no estado do Mato Grosso e em outros estados. Foram feitos cartazes vídeos que retrata ações desumanas com o meio a agressão do homem.
Foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica e interdisciplinar norteados pelas vivencias dos alunos do seu cotidiano. Alunos dos Anos Iniciais e Anos finais do Ensino fundamental.
Conforme a pesquisa envolveram as disciplinas: portuguesa, Historia geografia e Artes. Com musica leitura recorte pintura.
A pintura tem um bom funcionamento, fez se a necessidade usar nos momentos dos desenvolvimentos das atividades, pois cada estudante usa a imaginação e criatividade para expressar suas manifestações diante dos descasos dos seres humanos perante a natureza.
As atividades foram propostas com muita dinâmica, o contato visual propõem realizações de palestras eles produziram panfletos e cartazes, sensibilizando durante o processo fizemos um passeio no pátio da escola esse processo levou a descoberta de resíduos que podem prejudicar, foram coletados para um local mais seguro que não pudessem agredir o solo e a beleza do espaço escolar.
Debates e ação eram produzidos em varias atividade com materiais coletado no pátio da escola, e também a limpeza no ambiente. As propostas da metodologia da pesquisa de campo e das oficinas utilizaram material de apoio, vídeos composto por trechos de filmes e trabalhos de outros atores e atividades com reciclagens para sensibilização de um olhar diferente para o meio ambiente.
Os Estudantes apresentaram a escola e outros lugares através das oficinas, com desenho e maquetes e cartazes os olhares dos alunos sobre o lugar onde eles vivem. Contemplou alunos dos anos iniciais aos anos finais.
No Ano de 2012, a escola passa por um processo de adaptações com reformas, e também os profissionais cada dia vem buscando a melhor maneira de aplicar os conteúdos, com estudos, discussões e reflexões com a equipe, perceberam que poderiam mudar a maneira de aplicar as atividades para os estudantes, eles avaliaram que o pátio escolar precisa mais de atenção e também de
No ano letivo de 2013, começa a fluir mais dedicação com o respectivo problema do pátio, e as salas para melhor acolher, os visitantes.
Dando ênfase nos trabalhos práticos juntos dos estudantes observa – se como eles se dedicaram, e interagiram uns com os outros, foram discutidos assim, distribuindo por equipe, novamente e tomada de decisão pelos Professores e junto com o pessoal de apoio da escola, cada equipe fariam a limpeza do local, avaliando também a dificuldade de alguns objetos para a referida limpeza, que ali não se encontrava, mas não parou deu continuidade com os objetos que tinha nas dependências da escola. Para Vizentin:
O meio ambiente apresenta sinais de esgotamento, são muitos os problemas que afetam o meio ambiente, águas estão sendo contaminadas, tornando-se cada vez mais escassa, o efeito estufa aumentando o calor, a destruição da camada de ozônio, a quantidade de resíduos causada pelo aumento do lixo gerado através do consumo, algumas espécies de animais
e de plantas estão em extinção, estes s.o alguns dos reflexos da atividade humana sobre o meio ambiente. O lixo ‘’por exemplo’’. Um dos grandes problemas ambientais. (VIZENTIN; Franco2010, p. 14; 41):
Em 2014, a proposta que eles pudessem ter um olhar com mais atenção, para as dificuldades mediante essa agressão e desleixo dos estudantes. Os adolescentes com atitudes a desejar, o ambiente escolar apresenta pichações nas carteiras murais, e paredes, os livros deixados por qualquer lado. E também a alimentação não sendo jogada no pátio e os trabalhos surgiram efeito através dos diálogos a escola encontra conservada ate nos dias de hoje.
Portanto para cada ano acima mencionada foi elaborado o planejamento de acordo com as vivencias do estudante, ou seja, organizado dentro das disciplinas englobando temas referentes ao meio ambiente.
A Escola Novo Horizonte, ao tomar para si o objetivo de formar cidadãos capazes de atuar com competência e dignidade na sociedade, buscará eleger, como objetivo de ensino, conteúdos que estejam em consonância com as questões sociais que marcam cada momento histórico, cuja aprendizagem de cuidados e preservação da mesma e também fora dela, que nossos alunos possam exercer seus direitos e deveres.
Penso em um dos capítulos tão fecundos na história da educação latino americana:
a educação popular e o pensamento de Paulo Freire. Eles nasceram colados água terra e foram cultivados em contato estreito com os camponeses, com suas redes de socialização, de reinvenção da vida e da cultura. Nasceram percebendo que o povo
do campo tem também seus saberes seus mestres e sua sabedoria. (ARROYO, 2000, p. 14)
Educação é um direito social e não uma questão de mercado. A educação enquanto organizadora e produtora da cultura de um povo e enquanto produzida por uma cultura, a cultura do campo, não pode permanecer seguindo a lógica da exclusão do direito à educação de qualidade para todos e todas.
A execução deste projeto tem articulado que a escola trate das questões sociais partindo da casa escola em que esse aluno está inserido, e que possa permitir a inserção desses estudantes em qualquer atendimento a qual se proponham é que buscamos estabelecer uma relação que permeia o educando, ao longo de sua vida: Melhor adaptar em sociedade e preparação para o mundo em que vive.
A proposta foi dentro das perspectivas das praticas pedagógicas e junto do Projeto Político Pedagógico da escola.
Os conhecimentos e as práticas de pertença a todos terem o acesso. Acreditamos, portanto, que as ações discussões e reflexão foram tomadas para melhorar a qualidade do ensino na instituição, no dia 11 de Agosto de 2014, com todos os profissionais da instituição alunos e pais. Houve uma palestra e participação de todos com muita dedicação. Referido ao tema, muitas questões foram expostas, através de teatro com temas envolvendo o meio ambiente feito pelos próprios estudantes, apresentação de dança e declamações de poemas.
Já para o ano letivo de 2015, foram repensados nas políticas publicas com mais perspicácia, para solucionar uma escola prazerosa já vinha desenvolvendo o trabalho dando sequencia no que já vinha abordando.
Este diálogo foi colocado em pratica junto com a equipe pedagógica, onde o refeitório havia muito desperdícios de alimentos, após as refeições. Uma vez que se refletiram os alunos na destinação desses alimentos que agrediam o próprio pátio, trazendo insetos e também a beleza do local, assim, todos compartilhavam no mesmo intuito de conservar. Para tornar mais essa ação dentro das praticas foram pensada em algumas mudanças, propondo um dialogo, em relação dos desleixos.
O trabalho de Educação Ambiental deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio para que possam assumir posições afinadas com valores referentes, sua proteção e melhoria. Para isso. Importante que possam atribuir significado. Aquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado. Resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que apreende e a sua realidade cotidiana [...] (BRASIL, 2001, p. 47-48).
Para comemorar o mês de junho as datas comemorativas a escola preparou oficinas com muitos temas trabalhados junto com as Comunidades reuniram se nas dependências da escola, e foram demonstrados todos os trabalhos feitos pelos estudantes cartazes sobre o Meio ambiente e sua valorização e também outras atividades envolvidas.
Educação para uma vida sustentável. Uma pedagogia que facilita esse entendimento por ensinar os princípios básicos da ecologia e, com eles, uma baseada na experiência e na participação.
No primeiro momento os estudantes, tomaram a liberdade sobre que tipo de educação que eles querem e que tipo de cidadão que eles pretendem ser, e o que esperam para o futuro, diante desse dialogo aberto focamos em poder buscar para comunidade uma escola sustentável, junto com uma equipe formamos um projeto com debates para formar uma escola com aprendizado de qualidade, e uma escola dos sonhos, aquela escola que seja produtiva, conservada e agradável. De acordo com Silva:
O lixo é um elemento presente na vida de qualquer pessoa, sendo um ótimo tema a ser trabalhado com os alunos, de forma interdisciplinar, objetivando conscientização e a mudança de atitudes dentro e fora da sala de aula. Assim, a educação ambiental na escola assume um papel preponderante para a formação do sujeito e sua inserção social, propiciando-lhe com consciência e atitude perante os problemas do meio ambiente. (SILVA 2007, p. 11):
Dando a sequencia aos grupos de alunos para desenvolveram dramatizações para os estudantes do Ensino Fundamental do 6º aos 9 º ano , sendo grupos de quatro estudante do 9º ano, foram apresentada no pátio da escola junto com os profissionais e motorista os agente de apoio. Porem o desafio teve uma grande transformação, muitos participaram ansiosos com muita dinâmica, e jogos e gincana de conhecimento para fomentar a limpeza no ambiente.
Nesse sentido, surgem e se desenvolvem plantios de jardins ao redor da escola e cuidados com as arvores, e própria horta que já havia no ambiente, indicando mais atenção na produção das hortaliças fazendo com que a escola possa ter verduras produzidas ali, sem precisar vir de outras localidades uma alimentação com mais proteínas e saudáveis, dentro da palestra também elas focaram nos cuidados com seus materiais escolares e incentivando mais nos jogos estudantis.
O Programa + Educação que veio como complemento, foram montadas oficias em ares de conhecimentos, Literatura conforme a sequência dando propósito de promover o entrosamento entre os estudantes foram selecionados textos a partir dos quais eles possam refletir sobre si mesmos e há conhecer um pouco melhor os colegas. Os estudantes devem
observar, mais sistematicamente, os textos que os cercam e toda a natureza, com seus elementos.
A falta de políticas públicas e institucionais é apontada pelos informantes como um obstáculo para a implementação de programas de EA nas IES. A pesquisa confirmou a tendência, em matéria de Educação Ambiental, da predominância de projetos de intervenções sociais sobre políticas públicas. Esta tendência já havia sido observada por CARVALHO (2004)
De acordo com as necessidades os estudantes compreenderam que todo texto, falado ou escrito, supõe uma interlocução. E o áudio visual pode auxiliar na busca de consolidar uma natureza conservada.
O gênero Relato e memória: tem por finalidade de criar imagens e de expressar percepções e sentimentos, já o conto expressa as passagens de luta por um ambiente saudáveis e o poema, podem também, registrar experiências e fatos reais vividos pelas pessoas, como nos relatos de historias contadas pelos seus familiares.
Foram textos selecionados dos conteúdos e trabalhados então foi liberado o fundo da sala pra eles colocarem as suas criatividades através da pintura da sua realidade, assim se fez necessário, dar essa oportunidade a eles entusiasmados com a tal novidade, tintas pinceis e muita interação uns com os outros. Partiram para sua criatividade, eles desenharam as paisagens porque retrata as cores da natureza e a exuberância do interior com os animais fauna e flora, rios, todo o seu ambiente natural. O grafite deu sentido no propósito de um ambiente saudável e diferente.
O processo da aprendizagem resulta à interação. Assim a sala de aula torna se um espaço preservado e as trocas de experiências pelo ambiente escolar e também fora de dele, à parede usada foi transformado com criação artística, de acordo com a realidade dos alunos, o cenário aparecem os sítios, fazendas, com as suas plantações advindas da agricultura familiar, a divisão para cada atividade, mostrando a natureza e suas riquezas.
A escola por ser do Campo também apresenta a sua paisagem e preservado todo o espaço, o cenário atual traz uma escola limpa, arborizada sem o desperdício de alimentos e bem higiênica, a atividade foi um sucesso e também ajudou muito na tranquilidade dos alunos e um equilíbrio no espaço físico mais conservado, consolidando as disciplinas e a oralidade dos alunos em quentão da conservação.
O grupo de alunos da turma do Nono Ano deu inicio em coletar, tampas de garrafas que encontra no pátio escolar, e também fora dele, a equipe fomentou com concursos àquele que trouxessem os maiores números de tampas para a escola, deram inicio a um trabalho com reciclagem. Lixo é basicamente todo e qualquer resíduos proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas.
Nesse sentido, com a esperança e ousadia de levar o troféu da seleção brasileira no ano de 2014, os estudantes propuseram construir a bandeira do Brasil com as tampas recolhidas, no pátio e fora dele em suas residências os alunos conseguiram porem, com muito esforço construir a Bandeira do Brasil para comemoração do primeiro jogo.
Considerando esse processo foram administradas mais atividades como esses objetos paisagens todas com as tampas coletadas, e, outro objetos que não tinham mais valias para as pessoas, como caixas de sapatos, copos de plásticos, vasilhas de margarinas e outros.
“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (Art. 205, L D B)
Pensando em um ambiente escolar com uma nova cara, envolvendo uma sequência didática, com os gêneros textuais envolvendo temas ligados ao meio ambiente com o solo, a água o ar, e a biodiversidade me levou a reflexão de consolidar estudantes com um modelo diferente, iniciar com uma sequencia de um gênero textual. Poemas, para alegrar o ambiente e ludibriar os alunos, propôs que eles trouxessem muitos materiais, não utilizáveis, para construção de um ambiente pedagógico de sucatas.
Nos poemas “as borboletas” de Vinicius de Morais explorando com uma sequencias de atividades, e também a criar um ambiente diferente, os alunos empenharam com ênfase, percebem-se que as atividades dão gosto por tratar da natureza, muito atividades foram surgidas no decorrer das aulas, montamos um cenário atrativo, com os objetos recolhidos pelos alunos do 2º ano e 3º ano, foram: caixas de sapatos, tampas de garrafas potes de alimentos, e ata alimentos não perecíveis para essa construção.
Como toda escola, tem quantidades de materiais pedagógicos, mas porem percebeu que podemos construir com sucatas para lucidade dos mesmos. E sendo criativo, ali, da um sentido aonde se quer chegar.
E juntos com alunos do 6º ao 9º ano vem cada dia discutindo sobre assunto, e a escola precisa de iniciativas para decisões nessa jornada. No entanto, isso não significa que os conteúdos não foram trabalhados os demais eixos do componente curricular simplesmente ajustaram mais atividades para diversificar melhor para atender os estudantes.
Com o trabalho coletivo pode traduzir o reconhecimento das indiferenças levando a natureza a ser mais harmônica entre o ser, respeitando todos os ciclos, todos os animais, e as vegetações sem gerar conflitos.
Diante dessa temática também foram produzidas poesias da realidade dos estudantes com o seu meio de convívio.
3.2 Ludicidade no ambiente envolvendo artes com sucata
A pintura expressa um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode se avaliar o grau de desenvolvimento mental dos estudantes, sua predisposições, seus sentimentos, alem de estrutura a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção. Há diversas maneiras de expressar a arte é um fazer, é um conjunto de atos pelos quais se muda a forma, se transforma. Nesse sentido, qualquer atividade humana, desde que conduzida a um fim, pode chamar-se artística. Levando em conta que os estudantes apreciam a natureza como um local saudável, com meras paisagens, a água, o solo, riacho e animais despertam a imaginação de lugares fantásticos sem a agressão humana.
Para tornar essas aulas bem atrativas os estudantes já conscientes vêm cada dia demonstrando grande interesse na preservação, vem praticando a lucididade dentro do ambiente com os materiais já construído por eles.
Meio Ambiente, e Preservação, os materiais mais utilizados que cabem a essa rotina são: cola tesoura, lápis régua, tinta guache, e tudo que não são utilizados transformamos em objetos de uso lúdico.
3.3 O momento de construir o meio ambiente saudável
Com estudos feitos sobre o Meio Ambiente referentes em diversos artigos leitura e analise para construção deste artigo. Portanto salientar a importância da preservação do Meio Ambiente na esfera educacional e também na sociedade,
Em todo o país pode notar, a falta de respeito das pessoas com o meio ambiente gerando conflito, e este artigo é relatar o que foi feito mediante o desenvolvimento levar aos
estudantes a refletir a que mundo eles querem,envolvendo as atitudes ambientais, tendo grandes desafios com tantos lixos expostos a céu aberto em muitos lugares. Levando entupimentos de bueiros, agressões ao solo.
Como proposta de educação no processo de gestão ambiental busca a
Intervenção qualificada, coletiva e organizada, trata-se de se organizar o processo de ensino aprendizagem de modo coletivo do conhecimento sobre a realidade de num processo dialético de ação reflexão, ou seja, de exercício da práxis, objetivando sua transformação. (LOUREIRO, 7p. 60)
O meio ambiente requer a participação de toda sociedade. É fundamental que a sensibilização chegue ate o chão das famílias conforme as necessidades. Não podemos correr risco de perder uma natureza com tantas diversidades de acordo com os anseios que já estamos vivenciando em outros estados, e também referentes às pesquisas quando relata que muitos animais e plantas já estão em extinção, e muitos danos causados pela própria natureza. Isso trabalhou nas disciplinas.
E sejamos convictos que não basta só falar o prazeroso é que nas salas o contato e também agir numa mudança das aulas com mais dinâmicas.
4. RESULTADOS OBTIDOS
4.1 As maquetes arte envolvendo o Meio ambiente
Trabalhos desenvolvidos pela aluna do 7º ano nas atividades escolar sobre o tema que o Meio Ambiente representa na vida cotidiana, observando que as escolas tem uma rica cultura diversificada de opiniões entre os estudantes, debates levando reflexões sobre diversos meio a um espaço para pensar na preservação através da arte envolvendo o meio Ambiente. E os alunos alimentam nas refeições sem deixar os pratos com sobras, e também percebe que ouve uma mudança nos comportamentos são calmos e sempre cuidando das torneiras e a própria limpeza.
Durante a trajetória dessa campanha e mobilização para mantermos o ambiente escolar preservado, modificou-se bastante, superavam todos os fatores que ali encontrava estavam sendo produtiva na aprendizagem, a natureza sendo ela cuidada dentro de qualquer ambiente.
Observa-se que não fica só nos contos, ou poemas, mas que a criança perceba de perto o quanto ela é importante. Falar sobre os rios da comunidade, comparar que outras cidades há
escassez de água, e que no nosso município tem a água em abundância, zelar pela água da escola, sempre atento com as torneiras, manter sempre seu copo individual e o bebedouro com higiene, pois podemos correr riscos de alguns insetos pousarem.
Acredita-se que as atitudes ecologicamente corretas para o bem estar das populações. Através da presente pesquisa realizada concluiu-se que os estudantes em geral saibam compreender o meio ambiente em que vive e sejam críticos.
A educação ambiental é a chave para a resolução de muitos dos problemas brasileiros, “pois é um tipo de educação que não necessita de graus de escolaridade, pode ser desenvolvida entre crianças e adultos, mesmo sem ser alfabetizado” BRASIL & SANTOS (2004, p.33),
Conforme a pesquisa tem como finalidade de informar, entreter, instruir num contexto social a agressão do homem contra a natureza deu oportunidade de expressar, instigar muito sobre a natureza, confraternizar e saber que precisamos cuidar dela, o mundo tem muitos conflitos social e nada melhor, de que com os gestos de harmonia para equilibrar uma natureza onde os animais vegetações e os rios encontram agredidos pelo homem, socialmente ao que se referem a fins lucrativos.
“Os resíduos são diferentes em qualidade e quantidade, em volume e em composição do que se produzia há algum tempo. Hoje, cada vez mais, é composto por materiais de difícil degradação, contribuindo para um aumento significativo da poluição ambiental.” Segundo FIGUEIREDO (1995, p.36):
A busca desse conhecimento levou os estudantes também a perceber que ela corre drásticos perigos quando não se os cuidados perante a ela. E que os resíduos produzidos e o maior malefício sendo destinado a qualquer local. Conforme a interdisciplinaridades cada professor trabalhou temas abordados ao meio ambiente, mostrados na interação com outras escolas, do Campo.
A discussão das propostas entre os professores e alunos pode ampliar as maneiras como nos vemos a natureza e toda sua diversidade, essa pesquisa permitiu aprender a importância da preservação e do respeito uns com os outros e também que atitudes agressivas só prejudicam. E tornar o pátio da escola mais agradável.
Educação sobre o meio ambiente: trata-se da aquisição de conhecimentos e habilidades relativos à interação com o ambiente, que está baseada na transmissão de fatos, conteúdos e conceitos, onde o meio ambiente se torna um objeto de aprendizado;
Educação no meio ambiente: também conhecido como educação ao livre, corresponde a uma estratégia pedagógica onde se procura aprender através do contato com a natureza ou com o contexto biofísico sociocultural do entorno da escola ou comunidade. O meio ambiente provê o aprendizado experimental, tornando-se um meio de aprendizado;
Educação para o meio ambiente: processo através do qual se busca o engajamento ativo do educando que aprende a resolver e prevenir os problemas ambientais. O meio ambiente se torna uma meta do aprendizado. LUCY Sauvé (1997).
Diante das crianças percebemos o brilho no olhar de cada um delas pelas experiências vividas ao decorrer das atividades. Para os adolescentes foi uma oportunidade da realização das atividades propostas ao realizarem cada uma delas. Fora do espaço escolar. E ainda há muitos desafios perante as políticas publicas e a sociedade, vai ser preciso um debate aberto à sociedade envolvendo todos os meios pra atingir esse obstáculo o trabalho teve êxito no espaço escolar.
Nas apresentações teatrais os grupos encenaram as historias de contos de fadas.
Nas produções textuais foram de suma importância leitura e todo material didático oferecido pelo ambiente escolar.
É preciso que a escola evidencie em seu projeto educativo que aquilo que a criança vivencia fora da sala de aula também educa. As relações interpessoais nas famílias e comunidades, a forma como os adultos tratam as crianças, a forma de lidar com a limpeza ou com o lixo, entre outros, representam situações de ensino e aprendizagem. SILVA (2007, p. 11)
A formação critica social participativo, voltada para a construção e desenvolvimento do sujeito, atendendo seus interesses de acordo com as necessidades apresentadas, considerando e atuando em sua realidade, visando à melhoria e transformação social resgatando os princípios e os valores familiares e sociais.
De modo geral, o trabalho com esse tema transversal pode, dependendo de como é tratado, se constituir num espaço revigorador da vida escolar, da prática pedagógica. Pode reavivar o debate entre alunos de várias idades e classes, entre toda a comunidade escolar, entre escola e bairro e ainda entre instâncias maiores da administração pública. É desejável a comunidade escolar refletir conjuntamente sobre o trabalho com o tema Meio Ambiente, sobre os objetivos que se pretende atingir e sobre as formas de conseguir isso, esclarecendo o papel de cada um nessa
tarefa. O convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente escolar é o espaço de atuação mais imediato para os alunos. Assim, é preciso salientar a sua importância nesse trabalho. (PCN, Meio Ambiente, p.191).
O trabalho desenvolvido com maquetes foi construído pelos próprios alunos, demonstrando um ambiente saudável, os alunos usaram como material de apoio caixas de papelão cola quente pedrinha colagem de figuras, como a natureza e sua diversidade biológica. Giz de cera pincel e tinta guache. Nos seminários os grupos usaram microfone slids, e cartaz.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme mencionados os anos acima, escola passou por muitas transformações e vem, ate os dias de hoje, visto com era antes e como melhorou alguns pontos críticos perante os alunos e as decisões para melhor encantar a beleza do ambiente e também enriquecer o aprendizado dos estudantes.
O trabalho obteve se êxito quanto à coleta, pois o Programa Mais Educação contemplou com muitos materiais de apoio o pátio da escola conservado sem sobra de alimentos lançados e deixados sobre a mesa de refeição, as salas bem conservada, observa se que os estudantes encontram bem mais tranquilo, eles dialogando sempre pelos corredores, isso vieram de encontro com um ensino mais prazeroso e de aproveito.
A Coleta Seletiva é um dos principais instrumentos de intervenção na realidade socioambiental. “A coleta seletiva constitui processo de valorização dos resíduos, em que estes são selecionados e classificados na própria fonte geradora, visando seu reaproveitamento e reintrodução no ciclo produtivo” (DIDONET, M.1999, p.17).
Esse trabalho sustenta na satisfação dos estudantes e também dos profissionais, com as necessidades, junto desses alunos e profissionais trabalhou-se também todo o aspecto de limpeza no ambiente hoje encontra preservado. Quanto desperdício da água, a limpeza do pátio obteve se muito dialogo referente à própria limpeza e o desperdício de água.
De acordo com o desempenho dos nossos estudantes percebe que a escola trabalha em seu cotidiano, para melhor servir sua amplitude a sociabilizar entre o ser humano e natureza de acordo com as áreas de conhecimento, somando a interdisciplinaridade e datas comemorativas como o dia da floresta, dia do solo, dia da água, através de explicações com textos dialogados com os alunos com diversas atividades envolvendo tema. As queimadas, o
desmatamento, o lixo exposto em qualquer local, à durabilidade de decomposição de elemento na natureza. E percebendo o desenvolvimento perante as atividades expostas percebe-se que eles têm facilidade de compreensão, de forma significativa e contextualizada, conforme estava previsto.
Durante a analise dos anos acima citados pode perceber que houve um avanço perante a organização dos estudantes referente ao material didático, e o asseio pelo pátio e o comportamentos de ambas as partes, bem como na consolidação da preservação e também o concilia mento da aprendizagem, e a reflexão diante dos temas abordados para tornar uma natureza equilibrada e harmônica entre o homem e todas as biodiversidades existentes. E levando em consideração o presente trabalho levar as discussões para as Políticas Publicas dando oportunidade de discussão para gerações futuras.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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DIDONET, M. O lixo pode ser um tesouro: um monte de novidades sobre um energética e a crise ambiental. 2ª ed. Piracicaba: UNIMEP, 1995.
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