domingo, 18 de junho de 2017



Uma história como recurso à aprendizagem das cores  Linda é a pessoa que enxerga a vida com os olhos do  ... maravilhosa é a pessoa que acima de todas as coisas tem a essência de Deus em sua alma ... lindo é todo aquele que vive a verdade dos seus dias ... sem medo .. sem julgamentos ... sem se esconder .... absolutamente linda é aquela pessoa que cativa um  pela simples alegria de um sorriso ... pelo doce desejo da mais intensa sinceridade ... são estas pessoas que fazem a diferença nos meus dias ... são estas que tem o respeito e a admiração sonho ... É preciso se permitir sentir toda intensidade da paz ... da harmonia e da glória de Deus no  ... Anjos são todos aqueles que cuidam uns dos outros ... são todos os que compartilham sua fé e mediam o conhecimento sem medir esforços ... são pessoas que trazem consigo a luz verdadeira ... o toque abençoado no olhar ... e o milagre do amor maior em seus 💚💙💟💞💛💓💜  Por essas outra razões trabalho significante e realizado!! Uma sequencia de atividades foram desenvolvidas "Bom dia todas as cores"
1. PROJETO DIDÁTICO “BOM DIA TODAS AS CORES”
2. OBJETIVOS DO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO Vivenciar estratégias de leitura que ajudem as crianças a: Antecipar a leitura apoiando‐se no título e nas ilustrações; ‐Confirmar ou refutar as suas antecipações; ‐Narrar acontecimentos ou histórias com começo, meio e fim; ‐ Desenvolver a oralidade; ‐Utilizar diferentes linguagens e diferentes tipologias textuais. ‐ Interatuar com dados, argumentos, fatos e informações.
3. *Produção de textos: ‐Aprender a produzir textos usando a linguagem verbal ou não‐ verbal considerando tema, objetivo e destinatário. *Leitura, oralidade e escrita: ‐Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala; ‐Identificar e expressar( oralmente e por escrito) as características (individuais e coletivas) comuns e particulares aos membros dos grupos de convívio dos quais participa( familiares,escolares e vizinhanças) ‐Identificar letras /sons finais; ‐Realizar inferência em textos de diferentes gêneros lidos pela professora; ‐Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre grupos de letras e o seu valor sonoro (palavras com ão) em final de substantivos; ‐Escrever o próprio nome; Conhecer a ordem alfabética. Identificar semelhanças sonoras em sílabas e rimas; ‐Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações; ‐Pontuar texto.
4. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO Conversa inicial *Levar as crianças ao laboratório de informatica da escola e dizer que terão uma grande surpresa, pois irão viajar em um mundo maravilhoso: “O mundo da leitura.” *Fazer a abertura contando a historia através do videio.
5. Descobrindo o conto do dia Apresentar os personagens da história “Bom dia todas as cores” ( crianças caracterizadas) da autora Ruth Rocha. Os personagens surgem e “brincam” com as crianças levando‐os a descobrirem do que se trata a história.
6 LEITURA DELEITE EXPLORAÇÃO DA CAPA • A HISTÓRIA QUE VAMOS OUVIR ESTÁ ESCRITA NESTE LIVRO DE LITERATURA. • O QUE VOCÊS VEEM NA CAPA DO LIVRO? • QUE TIPO DE HISTÓRIA VOCÊS ACHAM QUE TEM AQUI?
7. UM POUCO SOBRE QUEM PRODUZIU ESSE LIVRO...
8. Ruth Rocha
9. Obras de Ruth Rocha . • Ruth começou a escrever em 1967.
10. ALÉM DE SE DELEITAR COM A LEITURA DESSE TEXTO, PENSE E REFLITA SOBRE OS CONHECIMENTOS MOBILIZADOS E POTENCIALIZADOS POR ELA. Obs.: passar o vídeo com a história e dar pausa em algumas partes levantando alguns questionamentos.
11. Nós iremos assistir e ouvir essa história
12. *A história tem um título? Onde foi escrito? Qual é o título? Por que a autora escolheu esse título? vamos procurar o nome da autora? Onde está escrito? Qual é o nome dela? *Quem é o ilustrador da história? * Qual é o animal que aparece na capa deste livro? Como ele é? O que ele está fazendo? *Que lugar é retratado no desenho? *Que pistas se têm para identificar o espaço?
13. *Qual foi a cor preferida do camaleão? * Onde encontramos o rosa na natureza? *você também tem uma cor preferida?Pense nessa cor.O que essa cor representa para você? (apenas pense e não responda agora)
14. *Como acordou o camaleão? *O que ele fez depois que lavou o rosto? *Por que ele queria ser bonzinho com todo mundo? *O que vocês acham que ele vai fazer?
15. *Será que o camaleão vai mudar para a cor azul? *O que vocês acham do camaleão? Vamos continuar a leitura para saber o que o camaleão vai fazer?
16. *O camaleão vai mudar para a cor alaranjada? *O camaleão tem opinião própria? *O que levou o camaleão a mudar de cores a todo momento? * Que argumento o camaleão poderia usar para não mudar de cor todas as vezes que seus amigos lhe pediam. *Vocês conhecem alguém que se parece com o camaleão da nossa história, isto é, que muda de opinião quando alguém fala alguma coisa?
17. *Por que o louva‐a‐deus disse ao camaleão que ele parecia estar fantasiado para baile de carnaval? *Será que o camaleão vai mudar para a cor verde? *Para agradarmos os outros é necessário sermos iguais? *E o camaleão vai continuar sendo igual aos amigos só para agradá‐los?
18. * Que argumento o camaleão poderia usar para não mudar de cor todas as vezes que seus amigos lhe pediam.
29. * O que vocês acham que o camaleão vai fazer? *O Camaleão mudou para várias cores. Vocês se lembram quais foram as cores? *Vocês concordam com o jeito de ser do camaleão? Devemos ser como os outros? *O que acontece quando queremos imitar os outros? * Devemos copiar a maneira de ser dos outros? * O que vai acontecer com o camaleão no final da história?
20. *Quem narrou a história que vocês acabaram de ouvir? *Sobre o que falou a história? Como vocês chegaram a essa conclusão? *Vocês concordam com a mudança de postura do camaleão?
Meu amigo camaleão acordou de bom humor. _Bom dia, sol, bom dia,flores, bom dia todas as cores! O camaleão usava uma palavrinha mágica para cumprimentar as coisas ao seu redor.Que palavrinha era essa? Escreva: E você, costuma cumprimentar as pessoas? Como?


"O meu amigo Camaleão acordou muito bem disposto.
Bom dia sol, bom dia flores, bom dia todas as cores!Lavou a cara numa folha cheia de orvalho, mudou a sua cor para cor-de-rosa, que ele pensava ser a mais bonita de todas as cores, e pôs-se ao sol, contente da vida. O meu amigo Camaleão estava feliz porque tinha chegado a primavera. E o sol, finalmente, depois de um inverno longo e frio, brilhava, alegre, no céu.
Eu hoje estou de bem com a vida - disse ele - Quero ser bonzinho para todos...Saiu de casa, e o Camaleão encontrou o professor Pernilongo.
O professor Pernilongo toca violino na orquestra do Teatro Florestal.
Bom dia, professor! Como vai o senhor?
- Bom dia, Camaleão! Mas o que é isso? Porque é que mudaste de cor?Essa cor não te fica bem...Olha para o azul do céu. Porque não ficas azul também?
O Camaleão, amável como era, resolveu ficar azul como o céu da primavera...
Até que numa clareira o Camaleão encontrou o sabiá-laranjeira:
Meu amigo Camaleão, muito bom dia! Mas que cor é essa agora? O amigo está azul porquê?E o sabiá explicou que a cor mais linda do mundo era a cor alaranjada, a cor da laranja dourada.
O nosso amigo, muito depressa, resolveu mudar de cor.
Ficou logo alaranjado, louro, laranja, dourado. E cantando, alegremente, lá se foi, todo contente...
Na clareira da floresta, saindo da capelinha, vinha o senhor Louva-A-Deus com a família inteirinha. Ele é um senhor muito sério, que não gosta de gracinhas.
Bom dia, Camaleão! Que cor mais escandalosa! Parece uma fantasia para um baile de Carnaval... Devias arranjar uma cor mais natural...Vê o verde da folhagem... o verde da campina... Devias fazer o que a natureza ensina.É claro que o nosso amigo resolveu mudar de cor. Ficou logo bem verdinho e foi pelo seu caminho...
Vocês agora já sabem como era o Camaleão. Bastava que alguém falasse, que mudava de opinião.
Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão. Ficava de todas as cores. Não sabia dizer NÃO.
Por isso, naquele dia, cada vez que se encontrava com algum dos seus amigos, e que o amigo estranhava a cor com que ele estava... adivinhem o que fazia o nosso Camaleão.
Pois, ele mudava logo de cor, mudava para outro tom...
Mudou de rosa para azul. De azul para alaranjado. De laranja para verde. De verde para encarnado. Mudou de preto para branco. De branco virou roxinho. De roxo para amarelo. E até para cor de vinho...
Quando o sol começou a pôr-se no horizonte, Camaleão resolveu voltar para casa. Estava cansado do longo passeio e mais cansado ainda de tanto mudar de cor.
Entrou na sua casinha, deitou-se para descansar e lá ficou a pensar:
Por mais que nos esforcemos, não podemos agradar a todos. Alguns gostam de farofa. Outros preferem farelo... Uns querem comer maçã. Outros preferem marmelo... Tem quem goste de sapato. Tem quem goste de chinelo... E se não fossem os gostos, que seria do amarelo?Por isso, no dia seguinte, Camaleão levantou-se bem cedo.
Bom dia sol, bom dia flores, bom dia todas as cores!Lavou a cara numa folha cheia de orvalho, mudou a sua cor para cor-de-rosa, que ele pensava ser a mais bonita de todas, pôs-se ao sol, contente da vida.
Logo que saiu, Camaleão encontrou o sapo Cururu, que é um cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.
Bom dia, meu caro sapo! Que dia mais lindo, não está?
- Muito bom dia, amigo Camaleão! Mas que cor mais engraçada, antiga, tão desbotada...Por que é que não usas uma cor mais avançada?
O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:
Eu uso as cores que eu gosto, e com isso faço bem. Eu gosto dos bons conselhos, mas faço o que me convém. Quem não agrada a si mesmo, não pode agradar ninguém..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário