quinta-feira, 9 de junho de 2016


No dia 06 de junho de 2016, aconteceu nas dependências da Escola Boa esperança uma palestra sobre “Os desafios para a produção Sustentável! O meio ambiente e a sobrevivência humana. Um momento para reflexão do Dia do Meio Ambiente!! 
A escola por ser localizada no Campo emerge as necessidades de discussão visando o despertar a sensibilidade dos estudantes, e seus familiares, a equipe de profissionais da escola prepara para um momento de diálogo e reflexão. E como de praxe o convidado Eng’ Agr’ Mestrando Julio Cesar Santin para discutir algumas pautas envolvendo os desafios para a produção sustentável!! A Agricultura e sustentabilidade do Meio Ambiente. E conforme o repasse do mestrando Julio Santin, momento este de reflexão do assunto abordado, cheguei a um consenso sobre a sustentabilidade e seus agressores, e o que pode ser feito para amenizar as agressões. Envolvendo a agricultura e seus aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais. 
(...) Muitas das agressões cometidas contra o habitah resultam da falta de informação sinônima de ignorância. Alias à causa primeira da dilapidação do patrimônio natural do Brasil e a conjugação de dois fatores a cupidez de quem só enxerga o lucro a qualquer custo e a ignorância conduta de quem aparenta desconhecer os resultados da insensatez praticada contra a natureza. Para reverter os malefícios realizados em nome da escola Boa Esperança por isso junto de todos os que participaram não somente, mas todos os seres humanos devem comprometer e fazer sua parte. Frente a esta problematização os profissionais realizaram atividades no intuito de despertar a sensibilidade e concretização dos estudantes em relação à Educação Ambiental e embasamento a escola com apresentação de trabalhos e produtos da horta e cultivada no espaço e também fora dele trazendo para demonstrar a importância da agricultura e seus devidos cuidados com o meio.
Também são recomendações do Eng’ Mestrando Julio Cesar Santin as reestruturações dos serviços de extensão rurais, a promoção da integração vertical agricultura e pecuária, o incentivo a rotação de culturas, a indução de praticas de controle integrado de pragas, a utilização da adubação orgânica, a conservação do solo e a utilização de sistema agro-florestais. E conforme estudo de outros autores podemos perceber que o ambiente é um espaço que deve ter muita atenção e cuidado pelo ser humano.
“A sustentabilidade, de acordo com Sachs (1990, p.235-236)” constitui-se um conceito dinâmico, que leva em conta as necessidades crescentes das populações, num contexto em constante expansão. Para ele, a sustentabilidade tem como base cinco dimensões principais que são: a sustentabilidade social, cultural, ecológica ambiental e econômica. Em 2000 este mesmo autor acrescenta mais quatro dimensões ou critérios de sustentabilidade: ambiental, territorial, política nacional e política internacional e segundo Chambers e Convay (1992) a sustentabilidade ambiental estaria ligada a preservação ou aprimoramento de base de recursos produtiva, principalmente para as gerações futuras. 
O encontro nesse dia foi um sucesso!! O Julio ao termino de sua palestra deixa uma pequena reflexão “Se queres colher frutos no amanha, deves plantar a semente hoje e rega-la todos os dias”










Nenhum comentário:

Postar um comentário